ENTREVISTA COM BRUNO VATH ZARPELLON, DIRETOR DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DA CÂMARA BRASIL-ALEMANHA


O que acrescenta ao país o 2º Prêmio e Fórum São Paulo de Inovação Tecnológica no Esporte, Saúde, Lazer e Construção?

Um evento como este fomenta o ecossistema de inovação e startups, além de promover a internacionalização de startups locais. É fundamental termos inciativas como esta para conseguirmos promover nichos específicos do mercado que algumas vezes recebem menos atenção que outros. Fora isso, como já citado, a internacionalização é algo muito importante, pois a grande maioria de startups locais acaba por focar somente no mercado brasileiro, o que as coloca em um ambiente de menos competição, quando comparamos com o mercado internacional.

Como será a participação da sua entidade?


Nossa participação tem como objetivo apresentar o ecossistema alemão de startups, bem como as iniciativas da Câmara Brasil-Alemanha voltadas para o segmento. A Alemanha é reconhecida globalmente pela sua força em inovação e quando falamos de startups não poderia ser diferente. O país é um dos mais avançados da Europa quando se fala em números relacionados a startups.

Eventos online geralmente tem abrangência maior do que eventos presenciais. Entende que representa um novo e eficiente meio de comunicação que se incorpora a simpósios e fóruns ou tem alguma restrição?


Antes eventos digitais eram pontuais e muitas vezes mal vistos, uma vez que se entendia que o networking e determinadas atividades como oficinas poderiam ser prejudicadas. Porém, descobrimos que existem diversas ferramentas digitais que podem suprir estas demandas e também as pessoas descobriram outros diversos pontos positivos relacionados a eventos online, como o tempo economizado com a logística. Portanto, ao meu ver, todos eventos agora terão também que ser digitais, mesmo que aconteçam de forma presencial, ou seja, caminhamos para algo hibrido.

Que ações sua entidade já desenvolve para manter vivo o interesse e crescimento do segmento?


A nossa área de inovação foi criada em novembro de 2012 com o objetivo de ajudar as empresas associadas a serem, e serem percebidas, como inovadoras e ágeis, e de promover a cooperação entre o Brasil e a Alemanha nos campos da inovação e da tecnologia. Para isso, atuamos em diversas frentes, como inovação aberta, transformação digital, startups e empreendedorismo. Por meio de cursos, eventos, delegações e webinars, buscamos aproximar nossos associados das principais tendências em inovação, colocando em evidência a expertise alemã no setor. Respondemos também a um Comitê de Inovação, que nos apoia na definição de diretrizes e no desenvolvimento de novas iniciativas. Desta forma, as atividades são desenvolvidas em sinergia com a necessidade do mercado, para que tenham maior assertividade e impacto. O Comitê é atualmente presidido pelo senhor Antonio Lacerda, Vice-Presidente Sênior de Químicos, Produtos de Performance e Sustentabilidade da BASF para a América do Sul. Um exemplo de atividade que realizamos para startups é o programa Startups Connected. Criado há quatro anos, é um programa de aceleração, onde empresas e startups selecionadas trabalham em um projeto de inovação concreto, baseado em um desafio empresarial. Apoiamos a execução destes projetos facilitando a interação entre as partes e oferecendo metodologias de desenvolvimento ágil e conexão com parceiros em diferentes áreas para obter resultados efetivos e mensuráveis.

6 visualizações0 comentário

@2020 por 2° Prêmio e Fórum São Paulo de Inovação Tecnológica no Esporte, Saúde, Lazer e Construção