
Dia 2 de dezembro de 2019 entrará para a história como a data que marca uma nova era, a realização do 1° Prêmio e Fórum São Paulo de Inovação Tecnológica no Esporte, Saúde e Lazer.
Entidades das áreas pública e privada, incentivadores e investidores em produtos e novidades debateram as oportunidades e o futuro da Inovação no Brasil, e a importância do empreendedorismo, das startups associadas à cadeia produtiva do esporte e serviços associados.
Entre as diversas autoridades presentes, na abertura o Secretário Especial do Esporte do Ministério da Cidadania General Décio Brasil, sintetizou o grande evento. "O prêmio vem aprimorar anda mais a escala da cadeia produtiva no setor esportivo. Ajudará muito na evolução do esporte que terá projeção enorme no cenário internacional".
Depois das palestras e debates foram anunciados os vencedores das quatro categorias que receberam como prêmio passagens, hospedagem e acesso à ISPO Munich 2020, onde expuseram seus produtos e tiveram a oportunidade de realizar um pitch para o público presente ao maior evento da indústria esportiva mundial.
Terceiro Setor e Sustentabilidade
GESTOR DE ARENAS - ATLETA.CO
Alex Frazatti
O autor, do Rio de Janeiro, venceu com um projeto que visa disponibilizar as quadras do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, para a população, utilizando uma tecnologia que permite às pessoas o acesso a um equipamento público esportivo que já existe. É uma ferramenta que promove benefícios como saúde, bem-estar, mobilidade e inclusão.
"Além do parque olímpico, o sistema poderá ser implantando em outros centros esportivos do Brasil e em outros países", afirma Frazatti.
Materiais Esportivos - Acessórios, Roupas e Calçados
ATLAS - WINGS TECNOLOGIA
Daniel Pini
Nascido em Rondônia e com formação no Rio de Janeiro, Daniel é um dos co-criadores do produto "Atlas", equipamento de telemetria em forma de aparador de chutes que analisa a performance de atletas de lutas para identificar aspectos como força, velocidade, tempo de reação e resistência, por meio de parâmetros físicos quantitativos.
"Antes essas medidas eram qualitativas, cabendo ao treinador avaliar com o olhar o desempenho do atleta. Com esse produto é possível obter o resultado imediato e com muita precisão no celular, calculando milionésimos de segundo", diz o autor.
eSports
FULL HP
Fillipe Silva
Representante do Rio de Janeiro, venceu apresentando uma plataforma de ensino de jogos eletrônicos, com metodologia inovadora, dividida em um curso de quatro etapas.
O sistema acelera o processo de aprendizagem, facilitando a evolução do usuário no jogo que selecionou.
"Um dos diferenciais do produto é o cuidado com o público feminino. O ambiente competitivo de games é muitas vezes um pouco tóxico e preconceituoso, e acaba inibindo meninas de jogarem. A ideia da Full HP foi nascer com professoras para quebrar essa barreira e trazer mais garotas para jogar", explica Fillipe.
Aplicativos
FIND YOUR PACER
Daniel Martins
O autor é da cidade de Marília, estado de São Paulo, que desenvolveu uma rede social de corredores que tem como objetivo unir atletas e permite o gerenciamento de provas e desempenho de cada usuário.
"A corrida é um esporte altamente inclusivo e democrático e o laço social é muito forte, em que todos os praticantes preferem correr com outras pessoas", define Martins, o criador do Find Your Pacer.

VENCEDORES FORAM CONHECERAM A ISPO
O principal prêmio dos vencedores foi conhecer a ISPO de Munique, a maior feira mundial de startups, e a ISPO Brandnew, que anualmente apresenta as inovações criadas por empreendedores de cerca de 50 países.